Psicomotricidade

O que é a intervenção em Psicomotricidade?


A intervenção em Psicomotricidade desenvolve-se através da mediação corporal com o outro, com os objetos e com o envolvimento, numa perspetiva integradora do corpo e de si.

Intervém numa abordagem unificadora e interdependente entre a motricidade, a cognição e a emoção. O acompanhamento em Psicomotricidade, que pode ser terapêutico, educativo ou preventivo. É um espaço livre e tranquilo onde é possível ressignificar e explorar novas formas de pensar e agir, pela harmonização da relação do próprio com o seu corpo.

         

                              Para quem está indicada a consulta de psicomotricidade?

Consulta de Psicomotricidade da criança e do adolescente:
Espaço onde se favorece a iniciativa e as capacidades da criança e do adolescente, onde o jogo é um dos canais privilegiados de comunicação.

Direcionada para crianças que manifestem:
– Perturbações do desenvolvimento e da aprendizagem, perturbações ou dificuldades do controlo psicomotor, Perturbação do Espetro do Autismo, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, Perturbações disruptivas do comportamento;
– Perturbações de ansiedade, do humor, psicossomáticas, do comportamento alimentar e outras perturbações do âmbito psicoafectivo

 

Consulta de Psicomotricidade do adulto

Através do corpo e de uma vivência positiva do mesmo pretende-se (re)encontrar as sensações de prazer e bem-estar, muitas vezes esquecidas. Utiliza técnicas de relaxação terapêutica e expressivas que possibilitam a redução dos sintomas associados à problemática.
 
Direcionada a adultos que manifestem:
– Dificuldades na gestão do stress no dia-a-dia;
– Perturbação da hiperatividade e défice de atenção, perturbações do esquema e da imagem corporal;
– Problemas psicomotores específicos (no equilíbrio, na coordenação espácio-temporal, na motricidade global e fina);
– Perturbação da ansiedade, do humor e do comportamento alimentar
– Depressão e Psicose;

Solicitar agendamento

Entraremos em contacto consigo assim que possível.